domingo, 7 de fevereiro de 2016

GAGUEIRA INFANTIL. COMO IDENTIFICAR O PROBLEMA?


  • A fala se desenvolve durante os três primeiros anos da vida. Entre 2 e 5 anos, é comum a criança apresentar algumas dificuldades na emissão de palavras com sons mais difíceis, podendo chegar às vezes a hesitar na hora de falar ou repetir algumas sílabas ou palavras.
  • Existem 3 tipos de disfluências que podem ocorrer nas crianças: normal, leve ou grave.
  • A disfluência normal ocorre de vez em quando. A criança pode repetir uma ou duas vezes sílabas ou palavras ou ainda hesitar antes de falar como se estivesse procurando a palavra certa dentro da cebecinha. Todas as pessoas podem apresentar este tipo de disfluência durante a vida, sem que seja perceptível aos falantes ou ouvintes.
  • A disfluência leve surge quase sempre com a repetição pela criança de sons ou palavras por mais de duas vezes ou por duração exagerada de um som. Pode apresentar tensões leves no pescoço, no rosto ou em volta da boca, ou mudanças na intensidade da voz. Algumas vezes, como se estivesse faltando o ar para que a criança consiga falar. Geralmente tem duração de, no máximo, 6 meses, desaparecendo após este período de tempo.
  • A disfluência grave ocorre em quase todas as situações de comunicação. A criança gagueja em mais de 10% da fala. O bloqueio ou demora a conseguir falar ou soltar um som que parece estar preso, são mais comuns do que as repetições de sílabas ou prolongamento de sons. A criança apresenta esforço e tensão para falar, podendo associar à fala movimentos faciais e/ou corporais.
  • Como ajudar?
  • Prestar mais atenção ao conteúdo do que à forma com que a criança está falando
  • Ajuda-la a falar mais calmamente
  • Parar alguns segundos antes de responder
  • Diariamente, reservar um tempo para dar mais atenção à criança
  • Fornecer à criança um modelo apropriado de fala
  • Ler ou contar histórias
  • Verbalizar os sentimentos
  • Promover um ambiente familiar de conversação não competitivo
  • Mostrar à criança que as dificuldades são naturais à fala de qualquer pessoa
  • Manter contato visual enquanto a criança está falando, demonstrando interesse e prazer em escutá-la
  • Encorajar a fala
  • O que prejudica a fluência?

  • Dizer à criança para ela relaxar, acalmar-se ou pensar antes de falar
  • Chamar a criança de gaga
  • Criticar ou corrigir a fala da criança
  • Completar o que a criança está falando ou interrompê-la enquanto o faz
  • Apressar a criança enquanto ela estiver tentando falar
  • Preocupar-se exageradamente com a gagueira
  • Falar muito rápido ou de forma difícil
  • Chamar a atenção ou gritar quando a criança gaguejar
  • Tornar desagradáveis as atividades do dia a dia
  • Fazer a criança se sentir envergonhada ou diminuída
  • Forçar a criança a falar em público
  • Fazer comparações desnecessárias, como comparar com os amigos
  • Pressionar a criança com muitas atividades
  • Superproteger a criança
  • Exigir demais
  • Cuidado! Não dar atenção à criança somente quando ela gagueja. Ela não faz isso de propósito e nem quer gaguejar.                        
  •  Clínica Infantil Reibscheid

Nenhum comentário:

Postar um comentário