sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Educação Inclusiva

Depoimento de uma Professora!


Apesar da pouca experiência como professora e de não conhecer tanto a respeito da Educação Inclusiva, tive meu  primeiro contato prático com o assunto quando passei a trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais, lembro do meu primeiro dia de aula,com o típico frio na barriga de mais um início de semestre.Tenho observado as reações dos alunos e paralelamente, ouvi comentários pela escola como “Não sei o porquê de a mãe colocar um aluno assim para estudar, Ele está perdendo o tempo dele aqui. É óbvio que ele não vai ter um bom rendimento nas aulas”. Infelizmente, tais comentários eram ditos na maior parte das vezes por professores, que eram as pessoas que mais deveriam incentivá-lo nesse desafio de sua vida. 
No meu pensar todo professor deve ser qualificado para lidar com alunos especiais, a escola deveria investir na educação inclusiva. Escolas que tem educação inclusiva tem maior chance de ter alunos mais tolerantes, que respeitam as diferenças, e aprendem a lidar com o outro, aumentam a interação social. É claro que essa possibilidade de interação social dos alunos com necessidades educacionais especiais visando ao seu bem-estar social e dos demais atores da escola é um fator importante, mas não pode se limitar a isso, sem investir no desenvolvimento cognitivo/social, a escola deve e tem obrigação de oferecer condições de ensino para estes alunos.
Hoje em dia, a Educação Inclusiva tem sido considerada um dos maiores desafios do sistema educacional brasileiro. A cada dia que passa, o ensino inclusivo vem conquistando o seu merecido espaço e respeito em todo o território nacional.
Mas quero citar minha maior satisfação, que porém, veio recentemente após ter acompanhado alguns alunos portadores de necessidades especiais, e perceber que a força de vontade deles me motivava a continuar meu trabalho, eles expressavam sua gratidão por coisas que para nós parecia tão pouco, mas para eles era uma etapa que estavam vencendo, um obstáculo a menos. É de imenso valor passar o que eles querem, eles querem ser tratados não como "especiais", "diferentes" eles querem ser tratados como iguais, porém com seus limites respeitados, e cada professor deve respeitar esse limite.
Por: Caroline Sena - Licenciatura em Pedagogia
 ( Universidade Paulista)

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