Músicas para Ensinar na Sala






 A Importância da musica no cotidiano escolar, uma importante ferramenta no 
processo de aprendizagem


A música no cotidiano escolar é muito importante, pois favorece uma interação significativa para a interação sociocultural. Alguns estudos têm demonstrado que os elementos da música atuam na área cognitiva da criança
desenvolvendo a sua criatividade, facilitando assim a sua aprendizagem na leitura e na produção escrita.
                 Quando o professor utiliza essa atividade como instrumento didático- pedagógico, além de ampliar os conhecimentos pode proporcionar aos alunos momentos agradáveis, estimulando-o a expressar-se artisticamente e, assim, superar as angústias vividas no dia a dia, por meio de momentos prazerosos proporcionados pela arte
                A música é uma expressão viva da cultura de um país e que deveria conter nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na medida em que são instrumentos que possibilitam a transmissão dos legados culturais de forma mais sistematizada. Percebemos que hoje em dia a prática de ensino não condiz com a realidade e necessidade de inclusão do conhecimento musical popular nos currículos escolares. Não está sendo repassada a nossa cultura musical popular brasileira, nosso repertório, nossa maneira tão personalizada e bem criativa de representação do cotidiano, por meio de sons para os nossos alunos. Com isso, muitas histórias vão se perdendo ao longo do tempo. (TEIXEIRA E ROMÃO, 2007).

Segundo Sekeff, (2007, p.45):
A música rítmica dá ao educando o sentido e a emoção do movimento, ampliando sua concepção de mundo. Essa sensação provavelmente precede a possibilidade de realização, tendo em conta que, do ponto de vista embriológico, o sistema motor é o primeiro a se desenvolver antes de qualquer sistema sensorial. Portanto, a música em si, através da sua representação gráfica, pode ser considerada uma ferramenta muito importante para se trabalhar em sala da aula na alfabetização das crianças.

                A música hoje em dia tem sido reconhecida como parte fundamental
da história da civilização e também, depois de tanto tempo, como ferramenta para o desenvolvimento de inúmeras capacidades humanas, entre elas, o autoconhecimento e a auto expressão. No entanto, ainda sim existem pais e professores que desconhecem as várias facetas da música para o desenvolvimento pessoal e físico das crianças.
                Com isso, a utilização da música na educação e no trabalho do psicopedagogo não deve ficar restrita a ensinamentos técnicos e formais, mas ser usada como elemento potencial significativo no processo pedagógico e psicopedagógico. Deve-se procurar visualizá-la com possibilidades de contextualização, respeito, sensibilidade, troca de experiências, conhecimentos, dinâmicas, novas vivências etc.
                Saber utilizar a música na sala de aula, trabalhando com cada um dos elementos musicais, que corresponde a um aspecto do ser humano - o ritmo, que induz ao movimento corporal, a melodia, que estimula a afetividade e a harmonia que contribui para a afirmação ou para a restauração da ordem mental na criança, é uma forma de se trabalhar todos os aspectos de formação individual com mais propriedade.
                É necessário que, por meio da leitura, leve o aluno à compreensão do seu processo de aprendizado, a partir de usos e valores da leitura e da escrita; deixar a criança fascinada pela leitura e escrita, a fim de que como leitor e como escritor e construtor participante de seu conhecimento, possa escrever e vivenciar, com maior plenitude, seus direitos e deveres de cidadão.

A Importância do professor saber utilizar a musica como uma ferramenta de aprendizagem

                É importante que o professor, por meio da música, direcione sua ação pedagógica alfabetizadora a uma formação crítica e sensibilizada e, que a música ajude-o a levar os alunos a aprender a sentir, expressar e pensar a realidade ao seu redor, desenvolver capacidades, habilidades e competências; criando situações de comunicação e expressão para que o aluno se conecte ao imaginário e a fantasia dos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolvendo a dimensão sensível que a música traz ao ser humano.
                Assim, saber utilizar a música no espaço escolar será de fato, um atrativo para as aulas, sem perder a propriedade pedagógica e desenvolver métodos de aulas mais significativos e eficientes.

A música auxilia na aprendizagem de várias matérias. Ela é componente histórico de qualquer época, portanto oferece condição de estudos na identificação de questões, comportamentos, fatos e contextos de determinada fase da história. Os estudantes podem apreciar várias questões sociais e políticas, escutando canções, música clássica ou comédias musicais. O professor pode utilizar a música em vários segmentos do conhecimento, sempre de forma prazerosa, bem como na expressão e comunicação, linguagem lógico-matemática, conhecimento científico, saúde e outras. Os currículos de ensino devem incentivar a interdisciplinaridade e suas várias possibilidades. (CORREIA, 2003, p. 84-85).

                O professor precisa ter conhecimento sobre as propriedades da música, ensinar os alunos sobre o que sentir sobre si e sobre os outros; e, nessa correlação de sentimentos, é importante destacar que a música age reflexivamente nas diversas áreas do desenvolvimento psico-social, cognitiva, motora e afetiva, levando o aluno a uma postura mais expansiva e afetiva.
                O educador deve ter a sensibilidade de perceber o momento e o tipo de música que deverá ser anexado aos trabalhos, para promover uma maior compreensão e agregação do conteúdo trabalhado, tornando a aula mais prazerosa, dinâmica, atrativa, e vai ajudar a construir e recordar as informações e conhecimento.
                O trabalho com musica oferece aos alunos vivência e experiências que não se encontra explicitamente, em parte alguma do currículo e, além de melhorar a aprendizagem de todas as matérias, desenvolve a sensibilidade ao agir diretamente na questão da auto-estima e do desenvolvimento global do ser.
CONCLUSÃO
                Procurou-se evidenciar através deste estudo que, a música influencia e cria novas estimulações, relações e atitudes diante do desenvolvimento da criança em fase escolar, no processo de aprendizagem, além de desenvolver diversas áreas do conhecimento.
                  A presença da música na educação auxilia desde a socialização às habilidades linguísticas e lógicas-matemáticas. E, que ao estimular a sentimentos, memória e a inteligência, relacionando-as ainda com ao desenvolver do próprio educando, favorece a construção de um cidadão mais consciente de si e de seu papel no mundo, mais humano, mais participativo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CORREIA, Marcos Antonio. Música na Educação: uma possibilidade pedagógica. Revista Luminária, União da Vitória, PR, n. 6, p. 83-87, 2003.

SEKEFF, M. L. Da música – seus recursos. 2 ed. Ver e ampliada São Paulo. Editora UNESP, 2007.

TEIXEIRA, E. C.; ROMÃO, J. E. Alfabetização musical: o legado de Paulo Freire e a aprendizagem da música. Caderno de Pós-graduação.





25 Cantigas de roda para crianças da 
Educação Infantil

1 - Piuí Abacaxi -Trem da Alegria
2- Dedinhos - Eliana
3 - Abecedário da Xuxa
4 - era uma casa muito engraçada 
5 - Cinco patinhos - Xuxa
6 - O Sapo Não Lava o Pé
7 - Se Essa Rua Fosse Minha
8 - Formiga Bossa Nova - Adriana Partimpim
9 - A dona aranha subiu pela parede...
10 - Se você está contente bata palmas...
11 - Galinha Magricela - Balão Mágico
12 - Pintinho amarelinho
13 - Boi da Cara Preta
14 - A Canoa Virou
15 - Alecrim
16 - Farofa fa
17 - Orquestra dos Bichos - Trem da Alegria
18 - Escravos de Jó
19 - Passo do elefantinho
20 - No Mundo da Lua
21 - Biquini de bolinha amarelinha
22 - 1,2,3 indiozinhos
23 - Marcha soldado
24 - Pra Ver Se Cola
25 - Fui Morar Numa Casinha


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