domingo, 14 de fevereiro de 2016

A importância da Educação física na escola


Tenho observado nesses ultimos seis meses de trabalho em escola pública, que os alunos não dão tanta importância à disciplina de educação física, talvez seja pela falta de estrutura, ou porque em alguns casos é sempre a mesma coisa. Eu estive perguntando a cada aluno da turma que eu estava acompanhando e a resposta foi supreendente " Ah, é muito chato fazer educação física", " Eu prefiro ficar em casa, e fazer um trabalho escrito", " O professor de Ed. física deveria inovar, fazer atividades diferenciadas, jogar bola direto cansa". Devido esses argumentos eu pensei sobre o assunto.


De fato nós professores precisamos nos reinventar, não somente ser restrito ao tradicionalismo, mas motivar nossos alunos a sentirem prazer de fazer determinada atividade, tornar o ambiente um lugar onde eles possam expressar suas ideias, sintam alegria em está na escola, e o principal fazer com que o aluno aprenda. As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. Os conteúdos precisam ter uma complexidade crescente a cada série acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno. Precisa existir uma relação teórica-prática na metodologia de ensino.  
Infelizmente muitos professores ainda desperdiçam o tempo da aula, dando uma bola aos alunos para que eles joguem futebol, vôlei, enfim, ou o que acharem melhor. Há muitos profissionais que não se preocupam em motivar os alunos. Não planejam as aulas e não tem um objetivo ou finalidade pré-determinada da aula. A educação física não se resume a correr, brincar, jogar bola, fazer ginástica...

Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano. Mas, para que estes benefícios sejam notados é essencial manter uma regularidade nas atividades e desta forma, a meu ver, a aula de educação física deveria ocorrer pelo menos 2x por semana.

O professor tem de inovar e diversificar, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos como jogos, competições, dança, música, teatro, expressão corporal, práticas de aptidão física, jogos de mímica, gincanas, leituras de textos, trabalhos escritos e práticos, dinâmica em grupo, uso de tv, dvd, etc. O campo é muito amplo. Basta o professor ser responsável, ter seriedade e muita criatividade. Um trabalho bem feito deve estimular a longevidade com qualidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário