Fonte: Google. |
Sabemos que é muito emocionante ouvir a primeira fala do bebê, é difícil não se derreter de amores!
Cada criança tem um tempo de desenvolvimento, o que significa que alguns aprendem tanto a falar quanto a ler e escrever mais rapidamente do que outros. No entanto, de forma geral, a média para que os bebês comecem a soltar as primeiras palavras é por volta de um ano de idade. Com um pouco de estimulo dos pais, as crianças podem aprender mais rapidamente e alcançar um vocabulário amplo ainda na primeira infância.Existem pequenas atitudes que você pode tomar para ajudar o(a) seu(a) pequeno(a) a se lembrar com mais facilidade das palavras, formando assim as habilidades linguísticas.
Quero deixar algumas dicas que você pode estimular seu(a) filho(a) falar.
Apresente o mundo - Para desenvolver a habilidade de falar, a criança deve primeiramente conhecer o mundo ao seu redor. Nesta tarefa, os pais podem dar um empurrãozinho, apresentando objetos, seres vivos, sentimentos, estados e tudo que for possível para a criança.
Observe o que há em volta da criança, pegue os objetos, diga os nomes, aponte e utilize a linguagem corporal também como forma de incentivo da linguagem verbal. Faça um gesto que represente frio, outro que mostre calor, emoções e tudo que há no mundo ao seu redor. Com isso a criança começa a ter noção de signifados dos gestos, sentidos, através das expressões, apresente a criança ao mundo que ela vive e assim você fará ela entender rapidamente os sentidos das coisas.
Cuide sua entonação - É comum que os adultos conversem com bebês com uma voz mais afinada, o que pode mostrar carinho e emoção para a criança. No entanto, para muitos especialistas, não é a maneira mais adequada de explorar a linguagem e incentivar o filho com a fala.
A criança deve se acostumar com a maneira como ocorrem as conversações normais do dia a dia e deve aprender a distinguir estados emocionais também pelo tom da fala. Explore esses detalhes com a criança e permita que ela se acostume com a linguagem real ainda nos primeiros meses de vida.
Faça Brincadeiras - Uma atividade essencial para o crescimento saudável dos pequenos, as brincadeiras ajudam as crianças a desenvolver diversas habilidades, conhecer o mundo e também a memorizar com mais facilidade.
Além da interação com os brinquedos, os pais podem participar das brincadeiras com os filhos, contar histórias, fazer imitações e até mesmo pequenos jogos com os bebês. Você pode pegar alguns objetos, dizer o nome de cada um deles para a criança, depois inverter os nomes e observar as reações do pequeno, por exemplo. Então, use o diálogo com seu(a) filho(a)!
Caroline Sena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário