Depoimento de uma Professora!

No meu pensar todo professor deve ser qualificado para lidar com alunos especiais, a escola deveria investir na educação inclusiva. Escolas que tem educação inclusiva tem maior chance de ter alunos mais tolerantes, que respeitam as diferenças, e aprendem a lidar com o outro, aumentam a interação social. É claro que essa possibilidade de interação social dos alunos com necessidades educacionais especiais visando ao seu bem-estar social e dos demais atores da escola é um fator importante, mas não pode se limitar a isso, sem investir no desenvolvimento cognitivo/social, a escola deve e tem obrigação de oferecer condições de ensino para estes alunos.
Hoje em dia, a Educação Inclusiva tem sido considerada um dos maiores desafios do sistema educacional brasileiro. A cada dia que passa, o ensino inclusivo vem conquistando o seu merecido espaço e respeito em todo o território nacional.
Mas quero citar minha maior satisfação, que porém, veio recentemente após ter acompanhado alguns alunos portadores de necessidades especiais, e perceber que a força de vontade deles me motivava a continuar meu trabalho, eles expressavam sua gratidão por coisas que para nós parecia tão pouco, mas para eles era uma etapa que estavam vencendo, um obstáculo a menos. É de imenso valor passar o que eles querem, eles querem ser tratados não como "especiais", "diferentes" eles querem ser tratados como iguais, porém com seus limites respeitados, e cada professor deve respeitar esse limite.
Por: Caroline Sena - Licenciatura em Pedagogia
( Universidade Paulista)
Nenhum comentário:
Postar um comentário